segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

DE OLHO NA MICOSE!

Micose: essa infecção causada por uma colônia de fungos nem sempre se manifesta com vermelhidão, descamação e coceira 

O final do ano anuncia o verão, que traz na garupa o aumento da incidência de uma doença bem traiçoeira: a micose. O calor, a umidade e o suor transformam o corpo no ambiente ideal para a instalação de micro-organismos que desencadeiam reações na pele, nas unhas e nas mucosas. E elas nem sempre se traduzem em sintomas clássicos, como coceira e vermelhidão.

Recentemente, 65 especialistas no problema concluíram um levantamento de fôlego, a pedido do laboratório Galderma, envolvendo 8 mil brasileiros que procuraram o consultório do dermatologista por um motivo qualquer. E — surpresa — 30% de toda essa gente tinha onicomicose, a micose de unha — que não coça nem nada. "A unha só se deforma, fica grossa e amarelada até começar a descolar", descreve Andréia Leverone, dermatologista da Santa Casa da Misericórdia do Rio de Janeiro.

Mais um detalhe que causou espanto: entre nós, a prevalência da chateação ficou com as mulheres, diferentemente do cenário mundial. "A pressão dos calçados apertados e a falta de higienização dos utensílios nos salões de beleza são os culpados", acusa Luciana Conrado, médica da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Mas os fungos não buscam refúgio apenas na ponta dos dedos. Qualquer parte do corpo pode abrigá-los, principalmente as dobras — como axilas, virilha e atrás do joelho —, já que são lugares mal ventilados, úmidos e quentes. Como estão por toda parte, basta surgir uma porta de entrada, como um corte, para se instalarem. Os mais comuns são os dermatófitos, que vivem à base de queratina, proteína presente na superfície do corpo. Mas há outros tipos, como a Candida albicans e a pitiríase versicolor, que preferem restos de pele e resíduos como a oleosidade. Eles aparecem na boca, na forma de sapinho, e nas costas, como pequenas manchas brancas.

Em geral, os estragos se limitam à primeira camada do nosso órgão protetor, a epiderme, e por isso são classificados como superficiais. No entanto, determinadas pessoas, como quem está com a imunidade baixa e os diabéticos, precisam ter um cuidado redobrado. No caso, qualquer lesão, até a de uma micose, abre alas para infecções mais graves. Daí que, mesmo que o incômodo não pareça micose, o ideal é procurar de cara um dermatologista.

Como se livrar dos intrusos

"As substâncias antifúngicas podem se encontrar em cremes, sprays, esmaltes e até em remédios orais", conta Márcia Grieco, dermatologista do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, em São Paulo. A necessidade de medicação dura de seis a oito semanas — no caso da unha, chega a levar um ano! Para evitar um tratamento tão longo, a saída é se prevenir com atitudes como secar os dedos com papel higiênico, que absorve melhor a água do que a toalha.

http://www.saude.abril.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário